Equipamento de Proteção Individual é todo produto ou dispositivo que tem por objetivo proteger o trabalhador, individualmente contra um ou mais riscos que ameacem sua segurança, saúde e integridade física durante sua atividade laboral.
Objetivo do EPI é proteger o trabalhador contra os riscos no ambiente de trabalho.
O EPI também não elimina risco no ambiente, pois é exatamente o porquê o risco não foi eliminado que será necessário o uso do EPI.
O EPI deve oferecer proteção contra riscos ambientais específicos existentes no local de trabalho (químicos, físicos e biológicos). Deve proteger também contra riscos de acidentes, como por exemplo, choque elétrico, queda de objetos, queda de altura, dentre outros.
Importante destacar que, como dito anteriormente, o EPI não evita o acidente, ou seja, considerando um cinto de segurança, este EPI não evita a queda, mas mitiga suas consequências, pois evita o impacto do trabalhador no chão.
Equipamento Conjugado de Proteção Individual
O Equipamento Conjugado de Proteção Individual é um EPI constituído por vários dispositivos que protegem o trabalhador contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente no ambiente de trabalho.
O equipamento de proteção individual conjugado é de uso individual.
Importante lembrar que o EPI Conjugado tem esta característica porque foi concebido desta forma, por seu fabricante. Por isto, nem o empregador, nem o empregado, nem qualquer outra pessoa poderá fazer adaptações aos equipamentos de proteção individual de forma a torná-los um equipamento conjugado.